IAGO MANZI NOVAIS - O PILOTO MAIS JOVEM DO BRASIL

Categoria de notícia - Qui, 04 de abril de 2019 às 11:45

RELATO DO PILOTO IAGO MANZI NOVAIS - PILOTO MAIS JOVEM DO BRASIL


   Meu começo no voo a vela foi quando o Marcelo Vianna me chamou para fazer o meu primeiro voo de planador, nessa época eu tinha uns 10 anos. Aquele voo foi tão marcante que me lembro de cada detalhe. A partir daquele dia eu tive a certeza de que queria ser piloto, mas eu ainda era muito novo para começar a voar, então continuei voando com aeromodelos e nos simuladores de voo no computador. 

     Depois de um certo número de voos no Puchaz, comecei a estudar para a prova da ANAC e do aeroclube, consegui bons resultados em simulados, então decidi fazer a prova de PPL. Consegui passar na prova, a partir daquele momento era só esperar ser liberado para o primeiro voo solo. Uma semana depois de ter passado na prova fui até ao aeroclube e acabei sendo liberado pelos instrutores a fazer o primeiro voo solo. Nesse dia o tempo estava nublado com algumas chuvas isoladas, porém a atmosfera estava calma e com pouco vento. Quanto ao voo foi perfeito, voei cerca de 50 minutos sozinho, a sensação de olhar para trás e não ver ninguém é indescritível. Tive a sorte que no dia o Claudio Reis, que também é piloto e um ótimo fotógrafo, estava na área. Ele entrou no avião rebocador e fez várias fotos sensacionais que evidenciam o meu sorriso e alegria daquele momento. Com certeza esse vai ser o voo mais marcante da minha vida...

        Em fevereiro, fiz o voo solo no Quero-Quero. Esse planador sem dúvida foi um desafio, por ser um planador monoplace, a única maneira de saber como realmente o planador se comporta é voando. Isso acaba exigindo um preparo mental e prático muito grande antes do voo. Na decolagem é o momento que se precisa de mais concentração, é onde se começa a sentir como o planador se comporta e onde não podem ocorrer erros. O pouso foi ótimo e tudo aconteceu conforme o planejado. O Quero-Quero embora seja um planador que sempre deve estar muito atento as reações dele é um ótimo planador para começar a voar monoplace e a fazer os primeiros voos de navegação


        Hoje, sou piloto e estou praticando para começar a fazer voos de navegação. Pretendo seguir carreira na aviação e tenho certeza que o voo a vela está sendo uma ótima base para isso tudo. Meus agradecimentos a minha família que sempre me incentivou, especialmente aos meus pais que são os meus “paitrocinadores” rsrsrs, a todos que me deram carona para o Aeroclube e que ainda me darão até eu completar 18 anos e tirar a minha habilitação de motorista, ao Aeroclube do Planalto Central e a FBVV que batalhou por isso durante anos! ;)


© 2019 FBVV - Federação Brasileira de Voo a Vela - FBVV - Federação Brasileira de Voo a Vela. Todos os direitos reservados.