Sobre a FBVV

A Federação Brasileira de Voo a Vela, designada pela sigla FBVV, é filiada à Federação Aeronáutica Internacional, designada pela sigla FAI, e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro, designado pela sigla COB. É a única entidade dirigente de cunho nacional do voo a vela, também chamado de volovelismo, que é o esporte do voo em planadores e motoplanadores, sendo a seguir desta maneira nomeado.

Foi criada aos 15 dias do mês de janeiro de 1954 sob a denominação social de Federação Brasileira de Voo a Vela, e transformada em Associação Brasileira de Voo a Vela aos 14 dias do mês de setembro de 1974, e, aos 29 dias do mês de dezembro de 2003, se transformou novamente em Federação Nacional.

Sob a denominação acima, é uma associação de fins não econômicos, de caráter desportivo, tendo sido fundada na cidade Ribeirão Preto, estando hoje sediada na Capital do Estado de São Paulo, e está constituída pelas Entidades filiadas de prática do esporte do voo de planadores,  todas com direitos iguais, que, desde que nos seus municípios do território brasileiro pratiquem o esporte do voo em planadores e/ou disputem através de seus atletas associados ou a eles vinculados, competições que a FBVV declare serem oficiais.

A FBVV junto as demais federações aéreas, é filiada a Comissão de Aerodesporto Brasileira – CAB, que representa os interesses do esporte junto a FAI e Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Dentre as atribuições esportivas da FBVV temos:

  • Etapas do Campeonato Brasileiro há mais de 50 anos
  • Atualização do regulamento esportivo, baseado nas regras FAI
  • Manutenção do ranking brasileiro de pilotos de competição
  • Registro de insígnias e recordes de velocidade, distância, etc…
  • Emissão da carteira FAI junto ao NAC (National Airsport Control)

A FBVV representa os interesses do esporte junto as autoridades aeronáuticas do país, como, ANAC e DECEA zelando pelos interesses de nossa comunidade.  Vale salientar algumas atividades que são de responsabilidade da Federação:

  • Defesa do espaço aéreo – fundamental para exercer a atividade – este problema está localizado atualmente próximo aos grandes centros, mas a tendência é que o problema de espaço aéreo aumente nos próximos anos e uma ação no sentido de defender os interesses dos volovelistas é fundamental para o futuro do esporte.
  • Busca de patrocínios e auxílios – Em nossa história , os patrocínios eram concedidos pelo poder público, ao qual temos que agradecer o fato de existirem aeroclubes no Brasil e também a maioria dos rebocadores e planadores de instrução. Atualmente o poder público não mais oferece subsídios diretos ao esporte, e portanto, um grande desafio é conseguir patrocínios via setor privado, como leis de incentivo ao esporte, etc.
  • Legislação – Estamos em um período de mudanças de legislação sobre formação de pilotos, estrutura de aeroclubes e escolas de pilotagem, certificação de capacidade física, manutenção de aeronaves, etc. A FBVV tem estado presente, respondendo às consultas públicas sobre o assunto, defendendo os interesses da comunidade.
  • Distribuição de aeronaves da FBVV – aos pilotos com melhor situação no Ranking Brasileiro, são distribuídos planadores, com objetivo de facilitar o treinamento para participação nos campeonatos nacionais e internacionais. Esses planadores estão disponíveis a todos associados FBVV que preencherem os requisitos mínimos para voá-los.

A sustentação da FBVV são os atletas de competição mais engajados nos campeonatos e os atletas volovelistas que apesar de não voarem nos maiores campeonatos, tem interesse em ver o seu esporte bem representado perante a comunidade brasileira. Na outra ponta temos os aeroclubes que são as instituições locais onde os atletas realizam os vôos de instrução, competição e treinamento.

Diretoria

Diretoria da FBVV - Gestão 2016/2017


Presidente:
 Valéria Maria Caselato

Vice: 

Tesoureiro: Marcos Afonso Junqueira

Vice Tesoureiro: Júlio Cesar Ribeiro


Diretorias:

Técnica/Esportiva: Fabiano Aroeira Almeida

Assistente: André Lautert

Material: Carlos Eduardo Thomaz Del Hoyo Menezes

Social/Comunicação: Umberto de Campos Goularte

Assistente: Angelo Sergio Hermini

Operações/Treinamento: Ben-Hur Saraiva Silveira

Campeonato: Felipe Bonfanti de Barros

Projetos: Antoniebi Vieira Torres

 

Conselho Fiscal:

José Eduardo Pauletto Pontes Titular (Aeroclube de Bauru)

Fabio Pimenta Titular (Aeroclube de Bebedouro/SP)

Jolando Gatto Netto Titular (Aeroclube de Marilia)

Renato Martella de Almeida Suplente (Aeroclube de Bebedouro)

Milton Soares Suplente (Aeroclube de Tatuí)

Heber Lopes Ubaldo Suplente (AVVRJ)

 

Estatuto da FBVV

BAIXE O ESTATUTO DA FBVV

Redes Sociais