COMUNICADO - FBVP na redução do risco de contágio do COVID-19 entre os pilotos.

Planadores - seg, 16 de maro de 2020 às 12:46

São Paulo, 16 de março de 2020.

COMUNICADO

A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOO EM PLANADORES – FBVP, diante da evolução da pandemia do Corona Vírus, e considerando que a regra da distância nas relações interpessoais é uma das medidas mais eficazes para limitar a propagação do vírus, sugere a todos os aeroclubes, pilotos, alunos e visitantes, as seguintes orientações:

1.   Via e-mail coletivo e grupos de whatsapp, recomendar fortemente a não visitação dos aeroclubes por colegas ou instrutores com sintomas

respiratórios;

2.   Briefing na  cabeceira ou ao ar livre. Evitar a realização em salas

3.   Evitar aglomerações, principalmente entre os participantes idosos (acima de 60 anos). Um rebocador idoso estará em voo solo, com baixo risco de exposição. Entretanto, os instrutores idosos deverão evitar participar das operações, visto o risco de exposição do voo duplo.

4.   Orientar colegas recém chegados de viagem ao exterior, para realizarem pelo menos 14 dias de afastamento do aeroclube.

5.   Deixar à disposição álcool gel para uso a critério, inclusive na cabeceira da pista, durante as operações. Avaliar a necessidade de desinfeção com álcool gel, as manoplas de manche e outros comandos da cabine, entre cada voo.

6.   Utilizar copos descartáveis, ou cada pessoa levar seu próprio copo ou

7.   Adiar todas as reuniões presenciais de treinamento e gerenciamento, substituindo por reuniões online.

O momento é grave, e os aeroclubes, assim como FBVP, não poderiam ficar alheios ao esforço na redução do risco de contágio do COVID-19.

Agradecemos as orientações dadas pelo Dr. Érico Moreira, médico otorrino

Valéria Caselato Presidente FBVP

Praça Rocha Falcão, 47, Sala 5

CEP 05115-120 - São Paulo/SP - Brasil

Fone (11) 4112-0190  -  (12) 99718-8607

www.planadores.org.br

© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.